Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Como o exercício físico beneficia o organismo internamente.

Postado em 01/08/2019



1.       Queda nos níveis de açúcar:

A prática de exercícios físicos reduz a presença de açúcar no sangue, contribuindo para o controle do diabetes. Isso acontece porque, durante alguma atividade, o corpo utiliza o açúcar presente no sangue para obter mais energia e, consequentemente, diminui a glicemia (concentração de açúcar no sangue).

 

2.       Redução das taxas de colesterol:

Um dos principais benefícios associados à atividade física é a redução dos níveis de colesterol. Quando o corpo está em movimento, a circulação sanguínea aumenta, ativando o fluxo de sangue nas veias e nas artérias e evitando que a gordura acumule em suas paredes. Atividades físicas aeróbicas regulares, como natação, corrida, futebol e andar de bicicleta, ajudam no controle do peso e aumentam o colesterol bom, ao mesmo tempo em que ajudam na redução do colesterol ruim, equilibrando as taxas.

 

3.       Reforço do sistema imunológico:

Não são só os alimentos que contribuem para o fortalecimento das defesas naturais do nosso corpo. Os exercícios físicos ativam o sistema imunológico, deixando o corpo pronto para combater infecções. Pessoas que praticam atividades físicas com regularidade, portanto, estão menos vulneráveis a doenças virais, como gripes e resfriados.

 

4.       Melhora de dores corporais:

Ao estimular o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos nos músculos (vascularização), o exercício físico faz com que o corpo forneça mais oxigênio para o tecido muscular e remova substâncias indesejáveis no organismo como, por exemplo, o ácido láctico. Isso não só resulta em maior eficiência durante o exercício, como também combate problemas como a dor muscular crônica e dores lombares. Aumento de concentração e memória.

 

Durante a prática de atividades físicas, o fluxo de sangue no cérebro aumenta e essa alta atividade das células cerebrais garante um melhor desempenho mental, durante e depois da atividade física. Além disso, o exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais e melhorar o desempenho geral do cérebro. Muitos estudos sugerem que as partes do cérebro que controlam o pensamento e a memória têm maior volume em pessoas que se exercitam em comparação às pessoas que não praticam uma atividade frequente.

 

5.       Combate ao estresse e sensação de bem-estar:

Se sentir bem depois de correr na praia ou nadar algumas braçadas na piscina é normal, mas poucas vezes associamos essa sensação agradável aos efeitos do exercício físico sobre o nosso organismo internamente. A liberação de endorfina, substância naturalmente produzida pelo cérebro, tem ação analgésica, aliviando dores e promovendo os sentimentos de relaxamento e bem-estar.

 

Ao induzir a liberação desse neurotransmissor, a atividade física também ajuda a combater o estresse e a ansiedade, a melhorar a qualidade do sono e a aumentar a autoestima. O exercício libera endorfinas, que criam sentimentos de alegria e euforia.

 

O ASSIM SAÚDE deseja melhor qualidade de vida para você com a prática de exercícios.